segunda-feira, 31 de agosto de 2015





Bebida de sucesso sabor uva....
Uma marca internacional, desde 1948.

"QUEM BEBE GRAPETTE REPETE"


Minha Avó Maria, disse que era um sucesso essa propaganda...



Minha mãe não soube me dizer uma propaganda que ela se lembrava; mas uma que marcou pra ela foi a propaganda do Marlboro, porque o Famoso vaqueiro do comercial veio a falece por tabaquismo.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Propaganda Chevrolet 1970

Comercial Opala


COMERCIAL DE UM CARRO LINHA CHEVROLET, COM ATRIZ TONIA CARRERO E O JOGADOR DE FUTEBOL RIVELINO,  ÍCONES DA BELEZA. TER UM CARRO EM 1969 ERA EXTRAORDINÁRIO, AINDA MAIS SE FOSSE UM CHEVROLET, UM CARRO POTENTE.







Cornetto Gelato



No meio de várias propagandas em que vemos hoje em dia, sempre tem uma que deixa sua marca e que nós não esquecemos ao passar dos anos. E assim, perguntei ao meu pai qual propaganda que ele se recordava e que de alguma forma o marcou.
Então, ele me disse que tinha uma propaganda que era muito engraçada e clássica. Ele disse se recordar muito bem dela, pois era uma propaganda em que a música ficou na cabeça dele.

É um comercial famoso do sorvete Cornetto nos anos 80, com uma paródia da canção "O sole mio!". A marca era a Gelato.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Propaganda Impressa: Biotônico Fontoura - 1938

Conversando um cliente do meu local de trabalho, Joaquim Ferreira de 79 anos, ele relatou que em épocas passadas, o Biotônico Fontoura era o recurso usado para crianças fracas e com algum problema de saúde incompreensível. A fórmula de sucesso é alimentada por décadas.

Nossa finalidade é apresentar propagandas históricas, dessa forma, apresento um anúncio de 1938, onde o Biotônico Fontoura mostra como solução para diversos problemas de saúde das crianças, não somente para abrir o apetite como conhecemos nos dias atuais.

Quem nunca tomou Biotônico que atire a primeira pedra! kkk 




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Coca-Cola faz bem


Consegui encontrar uma Propaganda da coca-cola anos 50 que meu pai havia mencionado, até o áudio está com ruídos, kkkkk é uma propaganda curta com 16s somente, mas ele falou que crianças corriam para assistir o comercial e falar a frase: COCA-COLA, ISSO FAZ UM BEM....

"Quem bate? É o frio..."

Olá!

Perguntei pra minha tia-avó se ela lembrava de alguma propaganda de quando ela era criança. Ela me contou sobre uma da Pernambucanas que ela sempre ouvia na rádio. Como não tinha TV em casa, ela ficava imaginando como era.
A propaganda "Quembate? É o frio..." passou anos no ar. Eu me lembro que quando era pequena, todas as vezes que passava, eu começava a cantar...




Casas Pernambucanas

Entrevistei minha avó que se chama Carmem e tem 68 anos, ela se lembrou apenas dessa propaganda das Casas Pernambucanas por causa da música que ficava na cabeça dela e fez tanta fama que a Pernambucanas ainda usa até hoje nos comerciais dela.


Boa Noite! , Quem me indicou essa propaganda foi uma pessoa que trabalha comigo , como ele gosta muito de carros  , disse que essa propaganda marcou devido ao lançamento do teto solar no fusca.

Propaganda da Kolynos da década de 50

https://www.youtube.com/watch?v=DMO3ZWRD3cg



"Kolynos Ah!"

Conversando com minha avó, ela de imediato se lembrou dessa propaganda da Kolynos! Segundo marcou em um determinado momento de sua vida. Mas também, marcou pela beleza, que segundo ela, tinha esse comercial. Ela e suas amigas, se imaginavam nele.
O entrevistado foi meu pai, Isaias Manoel Joaquim de 56 anos, ele disse não se lembrar muito de propagandas antigas, mais relata se lembrar de um cachorrinho compridinho igualzinho o magrelo (nosso cãozinho de estimação), disse que era de uma fabricante de amortecedores de carros COFAP.
em que a propaganda associava a eficacia do amortecedor com a anatomia comprida do pet.

Propaganda Toddy - Década de 50



"Dê nova vida ao seu filho, com TODDY". Frase que, segundo a minha mãe marcou a sua infância e de suas primas na época. Não tanto pela frase, mas pela expressão facial que os desenhos animados expressavam na propaganda, de forma cômica, aonde chamava a atenção das crianças e também dos adultos. Minha mãe diz que gostava muito dessa propaganda, pois o cenário era o circo, o que era divertido também porque influenciava as crianças da casa a inventar novas brincadeiras. Passou a ser também uma das brincadeiras a frase "quem sabe, sabe" dita no final do comercial, pois passou a ser piada na hora da brincadeira de circo, aonde minha mãe diz ser a malabarista.

Ano: 1950


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sejam bem-vindos ao blog PP Retrô da FASAM

Este blog tem uma função didática muito clara: aprendermos tudo sobre a história da Publicidade e da Propaganda no Mundo e no Brasil.

Assim, conto com o empenho de vocês para, juntos, escrevermos mais um pouquinho dessa história e descobrirmos muitas coisas bacanas a respeito da sua futura profissão.

Então, para esquentarmos os motores envio a todos um desafio de pesquisa:


1- Converse com seus pais, ou a uma pessoa com mais de 50 anos e busque uma recordação interessante (anuncio impresso ou eletrônico antigo).
2- Depois, procure na net, poste no blog e mostre a ele. Anote nos comentários o que eles falaram sobre essa campanha e leve para discutirmos em sala de aula, ok

Bom, eu vou começar colocando uma campanha muito simbólica: Cobertores Paraíba




Comercial muito popular, cujo jingle marcou a infância de muitos como o lembrete da hora de dormir. Passava sempre depois do jornal Nacional. Ainda não era nascida, mas minha tia conta que odiava a campanha, pois quando passava o comercial, meu avô mandava todo mundo pra cama.
Ano: 1961.
Produtora: Lynxfilm.
Composição da trilha: Maestro Erlon Chaves

Ms. Patricia Quitero Rosenzweig